Empatia: habilidade base para um atendimento eficaz

Publicado em 09 de dezembro de 2021

Equipe Nutrir

Por Luana Lacet

Nos últimos anos, a palavra empatia tem sido muito disseminada. No atendimento ao cliente, por exemplo, ela já é considerada por psicólogos e líderes de sucesso como base para estabelecer uma conexão eficaz. Mais ainda, alguns estudiosos sobre inteligência emocional chegam a afirmar que a empatia é a qualidade mais importante na relação de consumo.

“Uma ponte construída a cada momento entre duas pessoas, automática e não-verbal, uma capacidade de prestar total atenção ao outro e perceber o que o outro está sentindo. Algo que vai além das palavras”. Em matéria publicada pela Forbes, esta foi a definição de empatia estabelecida, pelo psicólogo norte-americano Daniel Goleman, autor do best seller “Inteligência Emocional”.

Vamos falar mais sobre o assunto e entender a sua importância no processo de fidelização de clientes? Continue aqui e boa leitura. 

Atendimento ao cliente: entenda como a empatia é essencial!

Em resumo, empatia é a capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro, tentando identificar e compreender a situação, os sentimentos e os motivos das pessoas ao seu redor. Ela é considerada uma soft skill indispensável tanto na vida pessoal como profissional para que as pessoas estabeleçam relações interpessoais harmônicas. 

Quando temos empatia, nos colocamos no lugar do outro, buscamos entender seus anseios e problemas, além de compreender os seus sentimentos. Lembrando que tudo isso ocorre na perspectiva do outro, conforme suas crenças e valores, por isso se torna tão desafiador.

A empatia traz benefícios para empresa e cliente

A Nutrir Saúde incentiva um ambiente permeado pela empatia, habilidade que nos ajuda, entre tantos outros benefícios, a criar relacionamentos saudáveis, adquirir a confiança do cliente e tomar decisões mais assertivas. 

Mas, como desenvolver a empatia? Listamos três pontos de atenção que te ajudarão nessa jornada:

1. Aprenda a ouvir;
2. Evite julgamentos;
3. Respeite a opinião do outro.

O autoconhecimento é o melhor método para lidar com outras pessoas, visto que, quando nos conhecemos, seremos mais sensíveis para desenvolver a escuta ativa e desta forma, ter empatia pela forma como os outros agem.

O próximo passo é a busca pelo encantamento. Para isso acontecer, segue seis potenciais dicas que garantem o êxito:

1. Conheça seu cliente profundamente;
2. Coloque o cliente no centro do processo;
3. Invista em estratégias para melhorar a experiência do cliente;
4. Preocupe-se com o sucesso do cliente;
5. Esteja presente quando o cliente precisar;
6. Ouça feedbacks e crie soluções rapidamente.

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Nossa loja está situada na Rua Cônego Leão Fernandes, 554, Petrópolis – Natal/RN. Lá, é possível encontrar nosso time de atendimento e nutricionistas que vão auxiliar você neste processo em busca da prevenção, tratamento ou recuperação.

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